Publicado em

Vacina protege contra o HPV

A vacinação previne o HPV em homens e mulheres. Conforme a última atualização do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), órgão norte americano responsável pelo controle de doenças infecciosas, a vacinação pré-exposição é o método mais efetivo para prevenir a transmissão do papilomavirus humano (HPV).

A vacinação contra o HPV é recomendada  para meninos e meninas de 11 a 13 anos, podendo ser administrada a partir dos 9 anos de idade.

As vacinas  Quadrivalente e Nonavalente (disponível nos EUA) estão indicadas para homens e mulheres, a vacina Bivalente está indicada apenas para mulheres.

Para mulheres está indicada a partir dos 9 anos até os 45 anos;  para homens está indicada a partir dos 9 anos até 21 anos;   todos que nunca receberam nenhuma dose ou ainda não completaram seu esquema de 3 doses devem vacinar-se.

Para pessoas com HIV e entre homens que fazem sexo com homens (MSM) a vacinação contra o HPV está recomendada até 26 anos.

A eficácia da vacina quadrivalente recombinante contra papilomavírus humano (tipos 6, 11, 16 e 18) contra as lesões pré malignas do HPV (NIC 2/3 – lesões pré-câncer de colo uterino ou AIS – câncer glandular do colo uterino) relacionados aos tipos 16 ou 18 foi de 98,8%. A vacina quadrivalente recombinante contra papilomavírus humano (tipos 6, 11, 16 e 18) foi altamente eficaz na redução da incidência de casos de câncer do colo do útero, vulvar, e vaginal, NIC (de qualquer grau), AIS – adenocarcionama in situ, câncer do colo do útero não invasivo (NIC 3 e AIS) e lesões genitais externas (inclusive condiloma acuminado), NIV (de qualquer grau) e NIVa (de qualquer grau) causados pelos tipos 6, 11, 16, e 18 de HPV.

Informe-se com seu médico e procure uma sala de vacinas. Previna-se contra o HPV e aproveite o sexo sem vírus e sem grilos. ❤️

Fonte: Sexually Transmitted Diseases Treatment Guidelines, 2015. MMWR , 64:3  140p.