Publicado em

Amizade entre homem e mulher existe

Amizade do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore é uma relação afetiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas, não importa o gênero.

Essa relação afetiva sem vínculo romântico-sexual pode ter como origem um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres.

Alguns amigos são denominados “melhores amigos”. Esses muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e parceiro sexual (marido, esposa, namorado/a) funcionando como um confidente. Para atingir esse grau de amizade, muita confiança, fidelidade e lealdade são necessárias.

A amizade se desenvolve numa situação íntima de convivência de grupo, é menos possessiva que a paixão, alimenta-se de solidariedade e fraternidade, de experiências de vida intensas e comuns. O verdadeiro amigo não é apenas quem dá presentes ou consola, mas sim o que ajuda a viver e compartilha conosco a nossa criatividade interior, numa relação de intimidade bilateral.

Os relacionamentos amorosos (afetivo-sexual) podem começar de relacionamentos de amizade, isso porque a intimidade é fator crucial para o desenvolvimento do amor (seja amor romântico ou amor paixão). Os amigos, principalmente melhores amigos desenvolvem profunda intimidade e essa intimidade pode provocar profunda tensão sexual entre o par, gerando sentimentos mais possessivos e fantasias sexuais. Claro que isso pode sair do controle e se tornar uma grande história de amor.

No entanto, não podemos falar que todas as relações de amizade correm esse risco, pois algumas amizades apesar de íntimas são fraternais, ou seja, sem envolvimento sexual de ambas as partes.

O grande problema é quando não há uma bilateralidade, ou seja, um sente amizade fraternal, sem nenhum interesse sexual e outro sofre com a tensão sexual da convivência; nesse caso, a amizade prevalece para manter a necessidade de ambos, mesmo que gerando uma insatisfação unilateral.

Funciona conforme o ditado popular: quando um não quer, dois não brigam.

Atualmente encontramos o novo status, amigos com benefícios, também conhecido como amizade colorida; nessa modalidade de relacionamento os amigos podem ter relações sexuais mas não transformar a relação em namoro ou relacionamento romântico-sexual, ou seja, o sexo não é obrigatório e acontece quando ambos sentem necessidade de estarem juntos sexualmente, ou quando não surge nada mais interessante, alguns podem desconfiar desse tipo de amizade, mas quem vive esse tipo de relacionamento diz que a chegada de um parceiro afetivo-sexual não atrapalha a intimidade e a amizade, mas pode bloquear o sexo temporária ou definitivamente entre os amigos.

Vamos ser amigos? 😉🔥❤️

Um comentário sobre “Amizade entre homem e mulher existe

  1. Por isso gosto de ter amizades..☺️ vamos ser amigos…