Publicado em

A sutil diferença entre sadismo e dominação

50 Tons de Cinza: A sutil diferença entre sadismo e dominação

Apensar de ser um filme de proposição erótica, inicialmente o romance predomina no filme 50 tons de Cinza, assim como nos filmes “Uma linda mulher” e “Proposta indecente”, relembrando a clássica história da Cinderela – interesse de um bilionário por uma estudante de literatura, ou seja, a mensagem subliminar que a mulher precisa ser salva pelo seu benfeitor está presente logo no início do filme.

Para manter a atratividade e erotismo da proposta do Sr Grey, este precisa mostrar toda sua masculinidade através de uma empresa bilionária, helicóptero e todos presentes  que o  dinheiro pode comprar. Como aceitar uma proposta de submissão de um pobre, feio e mal trapilho?

Anastasia, para completar o romance,  é virgem (mensagem subliminar – pura).

Depois da breve introdução e da química que rola entre os dois, vem a proposta tema do filme, a submissão, com contrato assinado e tudo. Ainda me pergunto se existiu uma mensagem subliminar, essa papelada seria uma paródia do casamento?

Sadismo ou dominação? Existe diferença?

A mocinha do filme apaixona-se pelo Sr Grey, que no fim do filme torna-se o vilão, depois de, a pedido, mostrar qual a punição quando se é submissa e não obedece as regras.

As regras e condutas sádicas impostas por ele precisam encontrar não uma mulher romântica e apaixonada, mas uma mulher masoquista, que perceba a dor e o prazer harmonicamente, tornando a dor em algo excitante e prazeiroso. Quebrar a regra se torna o objetivo, para receber a punição.

Anastasia, meiga e romântica percebia tudo de forma excitante até descobrir a realidade da punição, como ela percebe a dor como dor e o prazer como amor, não conseguiria suportar submeter-se a um relacionamento abusivo, mesmo que consensual.

O Sr Grey, tenta entrar na sua psicopatologia relacionada tanto com os abusos da mãe quanto com a sua própria submissão por anos, temas densos para se discutir num filme. Seria a provável causa de suas preferências sádicas os abusos da mãe prostituta e viciada? Ele se vinga de todas as mulheres da sua vida através do sadismo?

Apesar de encontrar muita ressonância na realidade ainda não podemos afirmar que  o sádico e/ou  masoquista é um adulto que abriga uma criança abusada e como vingança abusa de suas parcerias sexuais. Lembrando que homossexuais e heterossexuais podem apresentar essa preferência sexual (sadomasoquismo) sem distinção.

A diferença entre normal e doença está na necessidade do estímulo Sadomasoquista para excitação.  Então, se você vez ou outra usa umas algemas e chibatas, vendas, bandagens como uma maneira de sair da rotina e deixar o relacionamento mais interessante e criativo não tem nada de anormal, mas se você se excita unicamente através dos estímulos sádico/masoquista, limita seu número de parceiros sexuais, e também  limita sua vida sexual.

Casos em que a única fonte de prazer e excitação é através de experiências sádica e/ou masoquista e isso causa sofrimento, necessitam de avaliação médica, podendo ser encaminhado para tratamento conforme o sofrimento e limitação associados.

Para fechar com chave de ouro e conquistar definitivamente o público feminino, na continuação dos 50 tons de Cinza poderemos ver Anastasia fazendo a cura pelo amor romântico, onde ela através do seu amor chega a um meio termo do contrato de dominação, onde a punição não leva a dor física e sim a dor emocional da perda.

As questões trazidas pelo filme:
1. O sadomasoquismo tem origem na infância, através de abusos físicos e emocionais?
2. Até onde você iria numa noitada sadomasoquista?

Assistam o filme, leiam os livros se preferir e quem sabe, dominem e sejam dominados, pelo menos na fantasia. 😉🔥❤️