Clube de compras Dallas – A História do HIV

“Clube de compras Dallas” conta a história de um heterossexual que adquire o HIV e descobre-se com Aids num tempo onde HIV e Aids eram vinculados a homossexualidade e uso de drogas injetáveis.

Esse filme foi o grande ganhador do Oscar/2015  em um Oscar repleto de histórias verídicas, “Clube de compras Dallas”, do diretor Jean-Marc Vallée, chamou atenção pela performance de Matthew McConaughey, que emagreceu mais de 20 quilos para interpretar o caubói. A caracterização impressionou até mesmo parentes de Ron, morto em 1992, lhe rendeu o favoritismo ao prêmio de Melhor Ator.

Outro desempenho marcante é o de Jared Leto, indicado ao prêmio de Melhor Ator Coadjuvante. Para incorporar a transexual Rayon, personagem que ajuda Ron a encontrar outros doentes interessados em testar remédios contra a Aids, Leto emagreceu 14 quilos, depilou o corpo e até as sobrancelhas. Os dois atores juntos, abocanharam nada menos que 30 prêmios naquela temporada, incluindo Globo de Ouro. Com indicações ainda às estatuetas de Melhor Filme, Edição, Roteiro Original e Maquiagem.

Enfim, o filme é imperdível e fala sobre sexo, drogas, preconceito, superação e rodeios, além de tocar na história do tratamento da Aids e mostrar o preconceito enfrentado pelos portadores do HIV, num tempo onde acreditava-se que HIV e Aids acometiam apenas homossexuais e usuários de drogas injetáveis e as taxas de morte eram altas, com difícil acesso aos tratamentos aprovados nos Estados Unidos da América, e poucos tratamentos disponíveis eram realmente efetivos e controlavam a evolução da doença.

É um filme indicado para solteiros ou comprometidos, com emoção garantida e uma ótima oportunidade para pensar sobre o assunto “sexo seguro” e preservativo. Bom filme! ❤️🔥