Como fazer pompoarismo?

A palavra “pompoar” vem de “pahm-pour”que significa contração em Tamir Nadu, língua de um povo do sul da índia. O pompoarismo consiste na movimentação voluntária da musculatura vaginal, executando os movimentos de ordenhar, sugar, expelir, torcer e apertar, com força e velocidade adequadas.

O pompoarismo é uma técnica tântrica milenar em que casais praticam rituais para elevar o nível de energia sexual, a mulher precisa movimentar a vagina continuamente para que o homem consiga manter a ereção.

Os exercícios de Kegel foram propostos em 1946 pelo médico Arnold Kegel, ginecologista alemão, com o objetivo de fortalecer os músculos do períneo para melhorar os problemas de  perda involuntária de urina (incontinência urinária). Esses exercícios foram baseados na prática do pompoarismo e para surpresa do médico, as pacientes começaram a relatar melhora no desempenho sexual ligado ao aumento das sensações vaginais. A princípio ele relacionou essa melhora com a melhora da irrigação sanguínea local e a eliminação das tensões pélvicas.

As mulheres que se beneficiam mais destes exercícios são:

  1. Quando há atrofia ou enfraquecimento dos músculos perivaginais. Que acontece frequentemente após partos vaginais com bebês grandes.
  2. Mulheres com tensão perivaginal alta, principalmente as com vaginismo.
  3. Mulheres que tem dificuldade de orgasmo por falta de percepção da contração e relaxamento da musculatura perineal.
  4. Mulheres com flatos vaginais (saída de ar pela vagina durante a relação sexual)

O treinamento começa com a interrupção da micção (ato de urinar) de modo brusco, procurando perceber a musculatura perineal, antes de esvaziar totalmente a bexiga essa interrupção da urina deve ocorrer 2 a 3 vezes. Quando essa percepção muscular estiver bem clara, a mulher deve realizar exercícios em qualquer situação, independente da micção, obedecendo o ritmo “expulsão-pare”.

Quando estiver bem treinada poderá realizar as variações que são:

  • Tremulação: contração e relaxamento o mais rápido possível
  • Sucção: contrair a musculatura perivaginal como se estivesse sugando alguma coisa, com movimentos de fora pra dentro, sem contrair os músculos abdominais.
  • Expulsão: tentativa de expulsão, ou seja, empurrar para fora da vagina.

Para o treinamento em pompoarismo usa-se pesos e bolinhas que devem ser mantidas na vagina, sugadas ou expulsas dela.

A fisioterapia uroginecológica é baseada nesses exercícios e num aparelho de biofeedback, onde pequenos estímulos elétricos são usados para contração da musculatura vaginal assim como contração voluntária da vagina pela mulher acompanhando o ritmo determinado pelo aparelho.

Outro mecanismo usado para realizar esses exercícios é o SmartKegel, aparelho portátil que vibra dentro da vagina enquanto a mulher contrai a musculatura no ritmo da vibração, moderno e comandado por aplicativo.

Aproveite esta dica e comece seu treino agora! Homens também fazem pompoarismo, experimente! 🔥❤️