Publicado em

Não ter orgasmo é doença?

É algum problema não conseguir chegar ao orgasmo?

O clitóris consiste em mais do que apenas a glande; a maioria da anatomia do clitóris é interna, e consiste de dois corpos do clitóris que parcialmente circundam a vagina e formam uma estrutura diferenciada na parede vaginal anterior. As estruturas internas do clitóris são capazes de participar na excitação sexual e orgasmo feminino pois a parede vaginal transmite a força peniana para essas estruturas do clitóris.

O clitóris tem um papel central no aumento da sensação de tensão sexual, que atinge o seu pico em um orgasmo. Durante a excitação, o clitóris incha e sofre mudança de posição (podendo ficar mais escondido). Os vasos sanguíneos em toda a área pélvica também incham, causando aumento do volume de sangue na área pélvica criando uma sensação de inchaço e sensibilidade.

Não ter orgasmo não é propriamente uma doença, e sim uma disfunção, ou seja, um desvio da função esperada como natural.  Assim, dados de uma clinica ginecológica onde as mulheres vão para acompanhamento de rotina sem terem nenhuma queixa sexual evidente apresentam relato de problemas em atingir o máximo da excitação (orgasmo) em 29% das mulheres.  A ausência de chegar ao clímax é chamada de anorgasmia, que pode ser primária ou secundária.

Anorgasmia primária indica mulheres que nunca chegaram ao máximo da excitação sexual (orgasmo) durante a vida, qualquer que seja o estímulo. Anorgasmia secundária pode caracterizar-se por um período sem chegar ao orgasmo após já ter tido orgasmo ou ter orgasmo em situações restritas. Os problemas secundários são mais comuns e mais fáceis de tratar.

É importante notar que problemas no orgasmo nem sempre causam sofrimento sexual ou infelicidade conjugal para mulheres, dessa forma, não há problema a se tratar.

A capacidade de uma mulher obter orgasmo parece ser influenciado por múltiplos fatores, entre eles fatores neuro anatômicos, fisiológicos (função natural dos órgãos), psicológicos, socioculturais e relacionais.

Se você não tem orgasmo ou tem apenas em algumas raras situações ou menos de metade das vezes que tem relação sexual e isso lhe causa  sofrimento ou limitação pessoal e/ou conjugal procure a ajuda de um especialista. 🔥❤️