Publicado em

Fale sobre seus sentimentos

Em Homens são de Marte, Mulheres são Vênus, John Gray mostra que, em se tratando de emoções, homens e mulheres falam línguas diferentes, as mulheres usam palavras para expressar sentimentos, enquanto os homens  usam palavras para transmitir informações. Uma mente aberta e uma postura tolerante podem ajudar o casal (principalmente o homem) a superar a dificuldade de comunicar suas emoções.

Raiva, medo, tristeza, ciúme, embaraço e alegria são chamadas emoções. Emoções são sentimentos subjetivos em relação a coisas, acontecimentos e pessoas e esses sentimentos subjetivos certamente influenciam o nosso comportamento.

Expressar as emoções gera alterações fisiológicas em nosso corpo como alteração na frequência cardíaca, pressão sanguínea e até secreções hormonais. A emoção também inspira nossas expressões artísticas desde poesia até pintura.

Certas emoções são agradáveis, outras são negativas, emoções negativas fortes e prolongadas, principalmente ansiedade e depressão, podem causar transtornos psiquiátricos.

As emoções estão normalmente ligadas a pensamentos, decisões e ações de uma pessoa. A experiência de uma emoção inclui respostas como suor e batimentos cardíacos acelerados, sentimentos subjetivos (como medo) e pensamentos sobre a situação que desperta emoção.

Vários psicólogos sugerem que, quando nosso corpo experimenta uma reação involuntária (como suor e aumento dos batimentos cardíacos) e sentimentos intensos, o cérebro elabora uma história para explicar tais experiências.

Acredita-se que emoção é uma experiência comum, mas difícil de ser definida. A sobrevivência depende da maximização do contato com determinados estímulos ambientais e da minimização do contato com outros. Um mecanismo para controlar esse contato diferencial com as emoções é denominado recompensa. Duas características independentes da recompensa são querer e gostar.

Aprender a querer e gostar de falar sobre suas emoções previne desavenças no relacionamento além de ansiedade, depressão e sentimentos subjetivos negativos.  Conversem sobre seus sentimentos, preferências e desejos, seja assertivo, fale de si antes de apontar os erros do outro, seus relacionamentos serão mais recompensadores.

Experimente! 🔥❤️😉