Porque usar coletor na menstruação

A menstruação nada mais é do que uma mistura de tecidos, glândulas, muco, secreções, sangue coagulado, vasos sanguíneos e outras estruturas que faziam parte da parede do endométrio (parede que recebe o óvulo fecundado).

A menstruação é um evento que ocorre toda vez que a mulher ovula, mas não engravida. Isso porque, após a ovulação, quando o óvulo não fecundado morre,  os níveis de hormônio feminino caem diminuindo o fluxo de sangue para o endométrio,  devido a falta de oxigênio o endométrio morre e descama.

Antes mesmo da primeira menstruação,  as meninas recebem mensagens sugerindo que estar menstruada é vergonhoso, embaraçoso ou sujo. As pesquisas sobre “como me sinto com a menstruação” descobriram que garotas pensam na menstruação como uma “crise de higiene”. Em um estudo com meninas australianas descobriram que 73%  concordaram que “menstruação é algo para manter em sigilo”, e 67% concordaram que “as menstruações são embaraçosas”.

O uso de absorventes internos ou externos pode causar vazamentos, odor, irritação, assaduras e secura vaginal, tornando a menstruação constrangedora e dolorosa. Para aliviar o sofrimento das brasileiras, chegou ao Brasil os coletores menstruais, dispositivos, literalmente taças, para coleta do conteúdo menstrual.

Existem coletores menstruais permanentes e descartáveis. Seguindo a orientação de conservação dos coletores permanentes eles podem durar até 10 anos. Já os descartáveis, vem embalados como um absorvente externo comum e vendidos em caixas com 4 unidades, ambos os coletores podem ser mantidos na vagina por até 12 horas.

Existe uma curva de aprendizagem na inserção do coletor menstrual, os coletores menstruais permanentes são de silicone, já os descartáveis são de plástico com um disco de inserção macio. A mulher precisa dobrar o coletor em 8 no caso do coletor descartável ou dobrar 2 vezes o coletor permanente, inserindo o coletor na vagina empurrando para baixo e pra trás.

As vantagens citadas pelos fabricantes são de economia, principalmente com os coletores menstruais permanentes, além de diminuição das irritações vaginais causadas por produtos químicos contidos nos absorventes externos e internos e ausência de odor; sem esquecer do benefício ambiental da diminuição de resíduos sólidos.

Se você já usa um coletor menstrual, ou você vai tentar usar um, conte para uma amiga. Um estudo descobriu que as mulheres são mais propensas a experimentar um coletor menstrual se conhecem alguém que tenha usado um. E se a taça não é para você, tudo bem também. Seja qual for  seu produto de escolha para a menstruação, lembre-se que menstruação não é nada para se envergonhar. ❤️🔥