Publicado em

O que é ninfomania?

No livro “Ninfomania: História” (Imago Editora), a historiadora norte-americana Carol Groneman conta que o comportamento ninfomaníaco de cinquenta, cem ou duzentos anos atrás hoje pode ser considerado normal.

Ninfomania deriva das palavras gregas “nýmfi” (νύμφη): “ninfa” e “manía” (μανία): “loucura”, “fúria”, “ódio”. Na mitologia grega ninfas e sátiros eram espíritos da natureza famosos por sua beleza e sexualidade exacerbada. Diversas ninfas ficaram famosas ao se envolverem ou serem abusadas por deuses, dando a luz a famosos heróis.

Apetite sexual excessivohipersexualidade, Desejo Sexual Hiperativo (DSH), ou Ninfomania (em mulheres) e Satiríase (em homens) é um transtorno sexual caracterizado por um nível elevado de desejo e atividade sexual a ponto de causar prejuízos na vida da pessoa. Trata-se de um tipo de vício com sintomas compulsivos, obsessivos e impulsivos, e seu tratamento é similar ao de outros tipos de dependências.

As ninfomaníacas do século 19, por exemplo, eram “mulheres de classe média (…) que experimentavam um intenso desejo sexual, masturbavam-se e até sonhavam com sexo”. Acreditava-se que as mulheres eram naturalmente menos “ardentes” que os homens, e por isso uma mulher de comportamento sexual normal nos dias de hoje, naquela época podia parar no hospício.

Um caso exemplar é o de Rosemary Kennedy, a irmã mais velha do ex-presidente dos EUA John F. Kennedy. Ao fim da adolescência, Rosemary começou a apresentar comportamentos “inadequados” na opinião de sua família. Durante a noite ela escapava do internato onde estudava e vivia. Com receio de que seu comportamento pudesse resultar em promiscuidade, sua família optou por um novo procedimento cirúrgico para acalmar suas alterações de humor e sua rebeldia. Então em 1941, aos 23 anos, Rosemary foi submetida a uma lobotomia. Se por um lado o procedimento resolveu a questão de sua rebeldia e acalmou seus impulsos sexuais, por outro lado a deixou paralisada e incapacitada mentalmente até o fim da vida, em 2005.

E você, conhece alguém ou acredita que é ninfomaníaco (a)? Se seu desejo sexual traz inconveniente ou sofrimento para você é bom procurar ajuda profissional. ❤️🔥