Publicado em

Tâmara produz um efeito tranquilizante e sensação de bem-estar

A tâmara é muito nutritiva por conter proteínas, açúcar, sais minerais e vitaminas, especialmente, a vitamina C (ácido ascórbico), entre 50 e 100 vezes mais do que a banana e 8 a 17 vezes mais do que a laranja. Além do alto teor de açúcar, são ricas em fibras sendo uma excelente fonte de potássio, ferro e cálcio, além de pequenas quantidades de vitamina A, B1 e B2. O  ácido nicotínico (vitamina B3) também é encontrado em grande quantidade, o que melhora a circulação sanguínea e mantém a pele saudável.

Outro importante componente das tâmaras é o ácido pantotênico (vitamina B5), conhecido por seus efeitos tranqüilizantes, que faz com que seja considerada um anti-estressante natural por sua capacidade de relaxar e a sensação de bem-estar que proporciona.

No antigo Egito a tamareira foi considerada uma árvore sagrada e a folha era o símbolo de Heh, o deus da eternidade. Mais tarde, passou a representar a fecundidade, fertilidade e a vitória; dize-se que a ingestão de três tâmaras diárias proporciona um verdadeiro passaporte para uma vida longa e saudável. Os egípcios tem o hábito de comer tâmaras antes de fazer amor.

E você? Quantas tâmaras comeu hoje?