Publicado em

Estrogênio de aplicação vaginal na menopausa

Estrogênios de aplicação vaginal reduzem o número de infecções urinárias recorrentes em mulheres menopausadas, conclui uma revisão sistemática da literatura publicada na Cochrane Database of Systematic Reviews. Além disso, mantêm a lubrificação e a elasticidade vaginal.

De acordo com a autora do estudo, os principais fatores de risco das infecções urinárias recorrentes em mulheres na pós-menopausa estão associados à redução dos níveis de estrogênio (hormônio feminino).

Após identificar nove pesquisas que envolveram um total de 3.300 mulheres, os autores da revisão concluíram que a estrogenoterapia via oral não reduz a taxa de infecções (quatro estudos, 2.800 mulheres).

Dois estudos menores indicaram que estrogênios de aplicação vaginal reduziram, em relação ao placebo, o número de infecções (risco relativo de 0,25 para creme vaginal e de 0,64 para anel de silicone com liberação lenta). A análise de dois estudos que compararam estrogênios com antibióticos foi inconclusiva.

Os principais efeitos adversos dos estrogênios de aplicação vaginal foram mastalgia (dor mamária) e irritação local (sangramento, queimação e coceira vaginal).

Os autores da revisão ressaltam que o tratamento pode levar até 12 semanas para surtir efeito e que os resultados são baseados em dois estudos.

Perrotta C, Aznar M,Mejia R et al. Oestrogens for preventing recurrent urinary tract infection in postmenopausal women. Cochrane Database of Systematic Reviews 2008, Issue 2. Art. No.: CD005131. DOI: 10.1002/14651858.CD005131.pub2.

Evite a auto medicação, antes de usar qualquer medicação fale com seu médico.