QUAL SUA ORIENTAÇÃO SEXUAL – Parte II – Atração pelo mesmo sexo?

Questionando-se sobre atração sexual por pessoa do mesmo sexo, 56,8% (363) dos pesquisados responderam que nunca se sentiu atraído sexualmente por pessoa do mesmo sexo, enquanto 43,2% (276) responderam que já sentiram atração sexual por pessoa do mesmo sexo.  GRÁFICO 11

 

 Gráfico 11. Você já se sentiu atraído sexualmente por alguma pessoa do mesmo sexo?

Quando perguntados sobre a intensidade da atração sexual por pessoas do mesmo sexo, 61% (390) responderam que nenhuma intensidade, 26,6% (170), leve a moderada intensidade e 12,4% (79), forte intensidade. GRÁFICO 12

  

Gráfico 12. Qual a intensidade da atração sexual por pessoas do mesmo sexo?

Investigando sobre os pensamentos inconsciente, através dos sonhos, foi perguntado se já haviam sonhado com um encontro sexual com uma pessoa do mesmo sexo, frente a essa questão, 56% (358) dos pesquisados referiam nunca terem sonhado com isso e 44% (281) já haviam sonhado com encontro sexual com pessoa do mesmo sexo. GRÁFICO 13

Gráfico 13. Você já sonhou com um encontro sexual com uma pessoa do mesmo sexo?

Questionados sobre fantasias sexuais com pessoas do mesmo sexo, 54,6% (349) revelaram que nunca fantasiaram uma relação sexual com pessoa do mesmo sexo, e 45,4% (290) já fantasiaram uma relação sexual com pessoa do mesmo sexo. GRÁFICO 14

 

Gráfico 14. Você já fantasiou uma relação sexual com uma pessoa do mesmo sexo?

Sobre excitação sexual propriamente dita, sob estímulo visual ou auditivo, virtual ou pessoalmente de relação sexual homossexual, 54,6% (349) nega ter sentido excitação sexual quando exposto a uma relação sexual entre pessoas do mesmo sexo que o seu, seja por fofoca, fotos, vídeo ou mesmo estímulo auditivo e/ou visual pessoalmente; enquanto 45,4% (290) relatam que sim, já ficaram excitados sexualmente quando expostos a isso. GRÁFICO 15

 

Gráfico 15. Você se sentiu excitado sexualmente ao ser exposto (fofocas, fotos, vídeos, pessoalmente)  a uma relação sexual entre pessoas do mesmo sexo que o seu?

Avaliando as práticas sexuais propriamente ditas, 63,2% (404) referiram que nunca tiveram contato sexual (beijos, carícias) com pessoa do mesmo sexo, enquanto 36,8% (235) responderam que sim, já tiveram contato sexual com pessoa do mesmo sexo.

 

Gráfico 16. Você já teve, voluntariamente, contato sexual (beijos, carícias) com uma pessoa do mesmo sexo?

Avaliando o grau de receptividade em relação a práticas sexuais com pessoas do mesmo sexo, 53,2% (340) refere que não estaria disposto a ter relações sexuais com alguém do mesmo sexo, 24,9 (159) responderam que talvez estariam dispostos a ter tal tipo de relação sexual e 21,9% (140) referem que sim, estariam dispostos a ter relação sexual com pessoa do mesmo sexo. GRÁFICO 17

 

Gráfico 17. Você estaria disposto a ter relações sexuais com alguém do mesmo sexo?

 

Quando questionados sobre a frequência das fantasias e sonhos eróticos com pessoas do mesmo sexo, 49,9% (319) afirmam que nunca tiveram sonhos ou fantasias com pessoas do mesmo sexo, 41,2% (263) relatam que tem sonhos ou fantasias eróticas com pessoas do mesmo sexo raramente ou ocasionalmente; e 8,9% (57) relatam que isso ocorre frequentemente. GRÁFICO 18

 

Gráfico 18. Com que frequência você fantasia ou tem sonhos com sexo com pessoas do mesmo sexo que o seu?

Analisando a frequência da prática de relação sexual propriamente dita com pessoa do mesmo sexo, 78,9% (504) dos pesquisados referiram que nunca tiveram tal prática, 13,8% (88) referem ter raramente ou ocasionalmente e 7,4% (47) tem relação sexual com pessoa do mesmo sexo frequentemente. GRÁFICO 19

 

Gráfico 19. Qual a frequência de relação sexual com pessoas do mesmo sexo que o seu?

AFINAL, O QUE CONCLUÍMOS?

 

Ao repelirmos os rótulos e perguntarmos apenas sobre atração sexual pelo mesmo sexo, apesar da imensa maioria dos participantes identificar-se como heterossexual, 43,2% dos participantes “confessaram” que já sentiram atração sexual por pessoa do mesmo sexo.  Assim, dos 81,1% que se identificaram como heterossexuais, 56,8% nunca sentiram atração sexual pelo mesmo sexo, logo, 24,3% dos que se identificaram como heterossexuais, já sentiram atração sexual por pessoa do mesmo sexo, o que também não quer sugerir que sejam homossexuais, mas talvez, não apenas heterossexuais.

Ao avaliarmos a intensidade da atração sexual pelo mesmo sexo, apesar de 61% afirmarem que nunca sentiram tal atração, o que contradiz o resultado da questão anterior, pelo menos 20 % dos que se auto identificam como heterossexuais mantém a “confissão” que já sentiram atração sexual por pessoa do mesmo sexo.

Aprofundando a investigação sobre desejo sexual, mesmo que oculto em sonhos, podendo-se dizer que, pelo menos o inconsciente está conflitado com tal desejo, 56% (o que confirma a primeira pergunta sobre atração sexual pelo mesmo sexo) dizem nunca ter tido sonho erótico com o mesmo sexo. Novamente, em tendo como ponto base que 81,1% dos pesquisados identificam-se como heterossexuais (mesmo em se tratando de maioria feminina), 25,1% (dos heterossexuais) já tiveram sonho erótico com o mesmo sexo.

Mantendo o erotismo em relação ao mesmo sexo no plano da fantasia, comprova-se novamente a resposta da primeira pergunta relacionada a atração sexual pelo mesmo sexo, ou seja, 54,6% responderam que nunca fantasiaram com o mesmo sexo, logo, existe uma parcela dos que se identificam como heterossexuais que tem pensamentos eróticos com pessoas do mesmo sexo.  Além disso, quando expostos a conteúdo erótico com pessoas do mesmo sexo que o seu, ainda assim, há uma porcentagem dos que se auto identificam como heterossexuais que ficam excitados sexualmente com práticas homoeróticas.

Quando perguntados sobre a concretização de contato sexual com pessoa do mesmo sexo, ou seja, homoerótico, 63,2% afirmam que nunca tiveram tal tipo de contado, em tempo; dos 81,1% que se identificam como heterossexuais, 17,9 relatam que já tiveram contato sexual com pessoa do mesmo sexo, voluntariamente.

Outro ponto de interesse, que corrobora, mais uma vez, com o primeiro questionamento relacionado a atração sexual por pessoa do mesmo sexo, é o questionamento sobre a disposição em ter uma relação sexual com pessoa do mesmo sexo; 53,2% refere que não teria tal tipo de relação sexual, mas, novamente, dos 81,1% auto identificados heterossexuais, 27,9% estaria disposto ou talvez estaria disposto a ter relação sexual com pessoa do mesmo sexo; se diminuirmos dos 27,9% os 24,9% que falaram que talvez tivesse, sobra que dos que se auto identificam como heterossexuais 3% estaria disposto a ter relação sexual com pessoa do mesmo sexo.

Quando perguntamos sobre a frequência de fantasias e sonhos eróticos com pessoa do mesmo sexo, com intuito de, mais uma vez, aferir a porcentagem de pessoas auto identificadas como heterossexuais com pensamentos eróticos homoeróticos, percebemos que 49,9% referiram que nunca tiveram tais sonhos ou fantasias, logo, dos 81,1%, 31,2% tem pensamentos homoeróticos mesmo que raramente ou ocasionalmente.

Nota-se que, ao tentarmos quantificar a  frequência de relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, 78,9% referiram que nunca tiveram tal prática; analisando em comparação com a questão sobre contato sexual com pessoa do mesmo sexo, 63,2% falaram que nunca tiveram tal contato, e relação sexual com pessoa do mesmo sexo, 78,9% falaram que nunca tiveram; logo percebe-se que há um conflito em relação ao conceito de relação sexual, qual a diferença de contato sexual (beijos e carícias) e relação sexual? A diferença seria a questão de consumação carnal, penetração?

Em relação à resposta nunca ter praticado, também devemos levar em consideração que pelo menos 7,5% dos pesquisados eram adolescentes, e tinham idade entre 14 e 19 anos, como não foi perguntado sobre vida sexual ativa e sim parceiro sexual fixo, a resposta nunca pode ter certa parcela de pessoas que não tiveram nenhuma experiência sexual, nem com mesmo sexo, nem com sexo oposto.

Fonte: Minotto FN. Bissexualidade: uma manifestação fisiológica do ser humano? [monografia]. Rio de Janeiro: Faculdade UnYLeYa; 2018. 76p.